Editorial: os segredos da boa gestão

Em meios a distratos, seja porque houve desistência de investidores que viram ruir a perspectiva de valorização do imóvel ou consumidores finais que simplesmente não conseguem fazer com que o financiamento caiba no bolso, os estoques trazem ainda mais dor de cabeça para as empresas. A gestão das unidades remanescentes pode não ser tão simples quanto parece. Além de manter os apartamentos limpos e conservados – o que implica gastos – a incorporadora ainda precisa lidar com despesas como IPTU e condomínio. Os efeitos disso no caixa das empresas são “dramáticos”, segundo Fábio Villas Bôas, diretor técnico da Tecnisa, que tem cerca de R$ 1,3 bilhão de unidades em estoque. Para te ajudar a lidar melhor com esse problema, enquanto a recuperação do setor não acontece, a Construção Mercado traz em sua matéria de capa dicas sobre como resolver os problemas organizacionais e financeiros dos estoques e, claro, acelerar as vendas.

Além de manter os apartamentos limpos e conservados – o que implica gastos – a incorporadora ainda precisa lidar com despesas como IPTU e condomínio

Ainda falando em gestão, o Caderno Especial traz três matérias sobre sistemas ERP. No debate técnico, profissionais do segmento discutem a importância e as dificuldades de implantação desses sistemas nas empresas. Problemas culturais, muito mais do que tecnológicos, acabam falando mais alto nesse quesito. Para derrubar essas barreiras, especialistas ensinam como escolher softwares de orçamento e gestão e a Técnica Ilustrada mostra como funciona o módulo de gestão de documentos.

No caderno Infraestrutura Urbana, apresentamos os detalhes da obra de canalização dos córregos Água Preta e Sumaré, na zona Oeste de São Paulo, que deve diminuir os transtornos causados pelas chuvas na região. Saiba ainda o que – e quando – muda com a nova lei de medidores individuais e como anda um dos maiores mercados imobiliários do País, a grande São Paulo, em meio às mudanças na Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da capital paulista.
Boa leitura!

Weruska Goeking
Editora

Veja também:

Comunicado aos Assinantes PINI!

Clique aqui.