Conheça os cases reconhecidos no Prêmio Master Imobiliário 2017

O Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) e a Federação Internacional Imobiliária (Fiabci-Brasil) divulgaram nesta quinta-feira (31) os 21 vencedores da 23ª edição do Master Imobiliário, que reconhece desde 1994 empreendimentos e cases profissionais dos setores público e privado.

Em 2017, foram 13 vencedores na categoria Profissional e oito em Empreendimento.

A comissão julgadora foi composta por profissionais especializados na indústria imobiliária, e por representantes de entidades como Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP), Instituto de Engenharia, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Confira os 21 vencedores do prêmio e as justificativas do júri:

CATEGORIA PROFISSIONAL

SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS

AG7 REALTY

Case: ÍCARO Jardins do Graciosa

Curitiba-PR

Justificativa do Júri: “O Ícaro Jardins do Graciosa está localizado no bairro do Cabral, na cidade de Curitiba. O projeto das três torres residenciais é de autoria do Studio Arthur Casas e foi desenvolvido a partir do conceito de casas suspensas, apresentando uma composição final bastante diferenciada para o produto. A arquitetura, o programa do paisagismo e o design de interiores resultaram em um produto imobiliário de padrão superior, onde seus futuros moradores poderão desfrutar de um empreendimento efetivamente criado para proporcionar conforto e bem-estar”.

 

SOLUÇÕES FINANCEIRAS

BTG Pactual e HotelInvest

Case: Fundo de Investimento Imobiliário Hotel Maxinvest

São Paulo – SP

Justificativa do Júri: “Fundo criado para operar no setor de hotelaria, por meio da aquisição, comercialização, locação e qualificação de unidades, o Maxinvest alcançou resultados relevantes. Destaque da operação, a aquisição de unidades da Estanplaza Hotels foi realizada por meio da oferta pública de cotas em agosto de 2016, em um momento extremamente conturbado do País. A bem realizada operação do Fundo é uma notícia extremamente relevante para a indústria imobiliária e indutora de novas iniciativas dentro do segmento”.

 

SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS

Cyrela

Case: Cyrela by Pininfarina: conceito, design e inovação

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: “Para a concepção e o design do projeto de arquitetura diferenciado do empreendimento implantado em um terreno de 2.050 m², na Vila Olímpia, em São Paulo, a Cyrela fez parceria com o renomado escritório de design italiano Pininfarina. Primeiro lançamento imobiliário assinado pela grife no Brasil, o resultado dessa parceria é o projeto arquitetônico impactante da torre única residencial em formato aerodinâmico e com curvas, de modo a não ter frente ou fundo, o que confere importância para todos os seus lados”.

 

MARKETING

Incorporadora Gamaro

Case: Piscine Station – A nova praia do paulistano

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: O trabalho de marketing responsável pelo lançamento do Piscine, situado no tradicional bairro do Brás, em São Paulo, merece destaque pela inserção de inovações diversas. A implantação de bosque com espécies da Mata Atlântica, a criação de personagens, o estande de vendas com restaurante imerso em um paisagismo diferenciado, a promoção de ações diversas na comunidade, além de inúmeros outros trabalhos resultaram em uma campanha de porte que colocou o empreendimento em posição de destaque no bairro”.

 

COMERCIALIZAÇÃO

Incorporadora Patriani

Case: Atibaia Offices Patriani – 100% vendido em 15 dias

Atibaia-SP

Justificativa do Júri: junho de 2016, com o País atravessando uma das maiores recessões de sua história, a Patriani conseguiu comercializar as 178 unidades do Atibaia Office em apenas 15 dias. Do total das unidades comerciais, 80% foram vendidas para usuários finais e 20% para investidores. Um feito e tanto para o empreendimento implantado em um terreno de 3 mil m², composto por duas torres comerciais de térreo mais sete andares cada, com unidades a partir de 43 m², na Estância Climática de Atibaia, interior de São Paulo”.

 

TECNOLOGIA E SOLUÇÕES DIGITAIS

Lello Condomínios

Case: Lello posiciona a administração de condomínios na era digital

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: Para melhor atender síndicos e moradores, a Lello inovou em plena era digital. Sua plataforma de administração de condomínios garante facilidade, rapidez e transparência nas informações, por meio do uso de aplicativos exclusivos e do site que permite autoatendimento com eficiência. Ao buscar agilidade e eficácia nos contatos com sua rede de associados, a empresa passou a oferecer soluções rápidas pelo computador, por celular ou tablete, colocando fim na demora dos atendimentos”.

 

OPORTUNIDADE ESTRATÉGICA

MPD Engenharia

Case: Invista seu Aluguel

Barueri-SP

Justificativa do Júri: “A crise do País afetou de maneira significativa as atividades das incorporadoras que viveram o processo perverso, que aliou a frágil demanda aos distratos nas vendas realizadas. Nesta conjuntura, a MPD desenvolveu um programa de marketing fundamentado na locação com opção de compra futura. Ao proporcionar ao cliente o vivenciar da nova unidade por até 30 meses, a empresa conseguiu atrair e cativar potenciais futuros compradores, atingindo resultados significativos na comercialização do estoque”.

 

RETROFIT

RFM Construtora

Case: Retrofit do Glória 122

Rio de Janeiro-RJ

Justificativa do Júri: “A escassez de terrenos na área central do Rio de Janeiro tem gerado alguns dos melhores retrofits do País. O Gloria 122 não é apenas mais um desses retrofits. É, principalmente, uma excepcional obra de engenharia realizada atrás da fachada de um ícone da Art Déco dos anos 1940. A equipe técnica responsável resolveu toda a complexa matriz gerada pela execução das obras com a manutenção da fachada dos edifícios residenciais. Destaque para o conjunto da obra e para o esmerado design de interiores”.

 

SOLUÇÕES JURÍDICAS

Rodrigo Cury Bicalho (Bicalho e Mollica Advogados)

Case: Remediação de áreas contaminadas para empreendimentos

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: O trabalho de Rodrigo Bicalho versa sobre aspectos do gerenciamento de áreas contaminadas. Realizado após amplos estudos, aborda questões importantes do dia a dia do desenvolvimento das cidades, na medida em que trata da segurança jurídica na aquisição e no desenvolvimento de terrenos contaminados. Tema relevante para a indústria imobiliária, o autor demonstra que, ao reabilitar uma área, o empreendedor realiza uma ação social, requalificando o terreno e agregando valor para todo o entorno”.

 

BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

Sinco Engenharia

Case: BIM-Antevendo problemas e suas interferências nas construções

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: “A Sinco Engenharia apresenta os resultados da aplicação da metodologia BIM na contratação de projetos, construção e operação do Cantareira Norte Shopping, com pouco mais de 27 mil m² de Área Bruta Locável e 52.566 m² de área construída, em São Paulo. O uso da plataforma em 3D permitiu a realização do projeto antevendo-se possíveis problemas e suas interferências. Os resultados são expressivos: zero de aditivos por custo de projeto, redução do custo da obra em 6%, tomadas de decisões mais rápidas, entrega na data prevista, entre outros”.

 

MODELO DE APLICAÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO

Tarjab Incorporadora

Case: Edifício Soberano

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: “A Tarjab apresenta as dificuldades enfrentadas e as conclusões obtidas no longo período para a implantação da Norma de Desempenho NBR – 15.575 no Soberano, edifício residencial em construção na Vila Mariana, em São Paulo. A empresa não mediu esforços e trabalhou duro para atender 281 critérios e 232 normas referenciadas, levando o Soberano a ser o primeiro edifício do Estado de São Paulo a atender integralmente os requisitos da Norma de Desempenho, com ganhos expressivos para o consumidor final”.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Toledo Ferrari e Helbor

Case: Biografias: A evolução constante de uma ideia primorosa

São Bernardo do Campo -SP

Justificativa do Júri: A ação percorreu canteiros de obras em todas as regiões do País, acompanhando o dia a dia dos trabalhadores e desenvolvendo inúmeras atividades que visam à valorização da vida desses profissionais. O trabalho apresenta as experiências dos operários – quase sempre migrantes – que se unem e se entrelaçam, gerando biografias. Devolvendo o amor próprio e a dignidade aos trabalhadores dos canteiros, contribui de forma significativa na formação de uma nova cultura dentro do setor”.

 

CONTRIBUIÇÃO ARQUITETÔNICA NA QUALIFICAÇÃO URBANA

VIEWCO e Toledo Ferrari

Case: Icon Jardins – Exclusivo triple A na Av. Nove de Julho

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: “O Icon Jardins foi desenvolvido em uma região algo esquecida pelo mercado em função da própria escassez de terreno. O escritório Aflalo e Gasperini desenvolveu um elegante projeto que explora todo o potencial da ampla área frontal do imóvel. As linhas arquitetônicas e a qualidade do produto da View Construtora e da Toledo Ferrari contribuem para a qualificação urbana do entorno e fazem do empreendimento um marco dentre as tipologias edificadas da avenida, agregando valor à região e inspirando futuros projetos”.

 

CATEGORIA EMPREENDIMENTO 

RETROFIT

Athié Wohnrath

Case: Mercado Livre – Melicidade

Osasco-SP

Justificativa do Júri: “A Mercado Livre identificou o potencial de um grande galpão desocupado, que reunia todas as exigências para comportar um projeto de retrofit que criasse novo ambiente de trabalho, perfeitamente adequado às expectativas da unidade de negócios da empresa. A qualidade dos espaços, os layouts, a inteiração dos ambientes, a adequação dos materiais empregados, e inúmeros outros itens, contribuíram para que este se tornasse um dos melhores projetos de retrofit já realizados no Brasil”.

 

HABITAÇÃO ECONÔMICA

CURY CONSTRUTORA

Case: Estação Zona Norte – Construindo uma nova realidade

Rio de Janeiro-RJ

Justificativa do Júri: No bairro da Pavuna, periferia do Rio de Janeiro, a 400 metros de distância da estação de metrô Pavuna, na zona norte da cidade, em um terreno de 70 mil m², a Cury implantou seis condomínios residenciais para baixa renda. Com 1.280 apartamentos de 2 e 3 dormitórios, clube completo que serve de apoio ao lazer dos condomínios e uma galeria comercial, o empreendimento caracteriza-se como um minibairro planejado, que colaborou para a requalificação da região e foi um sucesso de vendas”.

 

RESIDENCIAL E COMERCIAL

Cyrela

Case: Thera FL – Um ícone por seu gigantismo e arquitetura

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: Em São Paulo, o baixo Pinheiros passou décadas alijado do mercado imobiliário. Com a ampliação da Avenida Faria Lima, a requalificação do Largo da Batata, e principalmente com as novas estações do Metrô, a região ingressou em um rápido processo de revitalização. Nesse cenário, o Thera se destaca na nova paisagem e utiliza os espaços internos com maestria, proporcionando aos usuários o melhor do habitar neste conceito integrado, que vem ganhando mais e mais adeptos nas grandes metrópoles”.

 

COMERCIAL

EZTEC

Case: EZ MARK

São Paulo-SP

Justificativa do Júri: No bairro de Vila Mariana, em São Paulo, a EZTEC realizou um empreendimento realmente diferenciado: o EZ MARK. O projeto, de autoria dos arquitetos Carlos Ott e Silvio Iamamura, é composto por três torres comerciais, totalizando 40.303,24 m² de área construída. Empreendimento de sucesso que se destaca na paisagem urbana pelo inusitado das suas formas e pela elegante disposição das torres no terreno, contribuindo para a qualificação do ambiente construído e para a valorização do espaço urbano”.

 

DESENVOLVIMENTO URBANO

HDauff Empreendimentos

Case: Quinta do Golfe

São José do Rio Preto-SP

Justificativa do Júri: Trata-se de loteamento de alto padrão implantado em duas fases, numa área de 1.570.384 m², em São José do Rio Preto (SP), abrangendo campo de golfe particular, clube de lazer e clube house. Dotado de total infraestrutura, também criou um parque público na área de acesso ao empreendimento. Na primeira fase de implantação, seus lotes entre 450 m² e 700 m² foram vendidos em um único fim de semana. Já no lançamento da segunda fase, com lotes entre 400 m² e 3.000 m², 75% das unidades foram vendidas”.

 

PARQUE LOGÍSTICO/INDUSTRIAL

Hines do Brasil

Case: Distribution Park Manaus III

Manaus-AM

Justificativa do Júri: Empreendimento logístico e industrial em Manaus, implantado em terreno de pouco mais de 346 mil m², é composto por três galpões modulares com mais de 130 mil m² de área locável. Apresenta muitos diferenciais, destacando-se: pé direito de 12 metros, capacidade de piso para 6 ton/m², reúso de água provinda de chuva e projeto de iluminação natural, com economia de 30% no custo de iluminação, além de 120 docas para carga e descarga, 152 vagas para carretas, 356 vagas para automóveis e 116 vagas conversíveis”.

 

COMERCIAL

Ipê Amarelo Empreendimentos Imobiliários

Case: Íon Escritórios Eficientes

Brasília-DF

Justificativa do Júri: A Ipê Amarelo traz para o Prêmio Master o Íon, empreendimento composto de espaços comerciais corporativos, na cidade de Brasília. O terreno propiciou uma implantação extremamente criativa, a qual resultou em um conjunto único na região. O projeto da Dávila Arquitetura, em total harmonia com o paisagismo de Benedito Abbud, cria cenas diversas a cada novo ângulo de observação, fazendo do Íon uma referência estética e um marco no belo ambiente construído de Brasília”.

 

RESIDENCIAL E COMERCIAL

Tegra Incorporadora (Brookfield Incorporações)

Case: Ca’d’Oro: a volta de um ícone à cidade de São Paulo

São Paulo -SP

Justificativa do Júri: “Mixed-use implantado no terreno onde funcionou o Grand Hotel Ca’d’Oro, em São Paulo, o empreendimento contempla uma torre residencial de 31 andares e 374 unidades, com entrada exclusiva pela Rua Caio Prado, e um edifício comercial de 27 andares com escritórios e um hotel que permanece com a bandeira Ca’d’Oro, com entradas independentes pela Rua Augusta. Além de resgatar ícones da cidade, colaborou na requalificação da região. Amparado por competente marketing, foi sucesso absoluto de vendas”.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

Veja também: