Compra de argamassas para revestimento vai além da capacidade técnica

Ninguém quer uma parede cheia de falhas, mas a casa não cai se você contratar um pintor ruim. Por isso, na hora de escolher um fornecedor de argamassas para revestimentos (ou uma empresa instaladora) é preciso olhar com mais cuidado suas credenciais, para não correr o risco de ver o revestimento da fachada no chão. “Primeiro, é necessário ver se o fornecedor tem capacidade financeira, além de técnica. Com essa crise, muitas empreiteiras dispensaram os funcionários, e essa mão de obra se aventura, criando microempresas”, alerta o engenheiro civil Carlos Alberto Fevereiro, que atua na área de serviços e assistência técnica da Weber Saint-Gobain. “Esse pessoal mal sabe fazer um orçamento.”

Trocando em miúdos, as empresas confiáveis têm CNPJ, mas não é só. “A recomendação que faço é que o contratante visite obras executadas por esses empreiteiros, porque daí ele consegue ter a própria expectativa”, afirma o engenheiro civil Marcus Coimbra Israel, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos.

Veja outros detalhes a ser conferidos para evitar riscos.

 CHECKLIST 

As credenciais que um bom fornecedor de argamassas para revestimentos deve ter

Capacidade de trabalho.
A empresa contratada deve ser capaz não apenas de dominar a técnica de aplicação, mas também entregar o serviço no prazo, obedecendo ao cronograma previsto. Para isso, ela precisa ser responsável pela produtividade da equipe e pelo rendimento dos produtos utilizados.

Empresa com CNPJ.
Faça uma pesquisa e tome cuidado com empresas que não possuam CNPJ. O risco de surgir problemas aumenta nesse caso.

Como encontrar uma empresa aplicadora confiável

Pesquise.
Em geral, as empresas que fornecem argamassas para revestimentos já têm uma equipe de instaladores de sua confiança por região. Consulte pela internet quais são essas aplicadoras. Muitas delas são avaliadas pelas construtoras por serviços anteriores. Procure também essas informações.

Negocie.
Você não quer contratar uma das empresas que o fornecedor de argamassas indica no site? Então, pergunte se ele pode fazer um treinamento para a sua construtora. Saiba que, em geral, esse treinamento exige um acompanhamento periódico na obra, a fim de identificar se há algum desvio.

 NORMAS TÉCNICAS 

  • ABNT NBR 13755 – Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante
  • ABNT NBR 13276:2016 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação do índice de consistência

Veja também: