Governo de São Paulo anuncia criação de fundo imobiliário público

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

O Governo de São Paulo publicou no dia 23 de agosto o edital do Fundo Imobiliário de São Paulo (FII), que vai administrar e operar a carteira de imóveis do governo estadual. Inicialmente serão 267 unidades derivadas do estoque de cinco mil, que poderão ser vendidas, permutadas ou até administradas pelo consórcio que vai gerir o grupo. O lucro é estimado em R$ 1 bilhão.

A medida foi anunciada em março e os primeiros imóveis foram selecionados conforme a documentação regularizada e a facilidade para comercialização. Estão incluídas unidades comerciais, residenciais, terrenos, barracões, oficinas e ginásios.

O objetivo é desmobilizar e aumentar os recursos para a infraestrutura. “Imagina uma área grande na beira de uma autoestrada, num lugar privilegiado, se houver interessado em investir ali, construir um empreendimento, o Governo pode auferir na receita”, complementou.

A Companhia Paulista de Parcerias (CPP), da Secretaria da Fazenda, será a responsável por coordenar as licitações. Haverá também um administrador contratado pelo governo para acompanhar a gestão do fundo como agente privado.

Para informações dos imóveis como área, localização e registro do cartório acesse o edital do FII clicando aqui.

Veja também: