Diretor da PINI Inteligência fará palestra sobre formação de preço na construção civil

Bernardo Corrêa, Diretor da PINI Inteligência, unidade do Grupo PINI especializada em consultoria e auditoria de obras, fará a palestra Formação de Preço na Construção Civil na próxima quarta-feira (18) na unidade Vila Mariana da Anhanguera, em São Paulo. O objetivo é mostrar a evolução dos métodos de orçamento e como será o futuro, principalmente com projetos em Building Information Modeling (BIM).

Evitar um grande descolamento entre o orçamento da obra e seu custo real no decorrer da construção é o desafio de todo construtor. Cada pequeno item deve ter uma composição planejada, que respeite a cultura da construtora, seus procedimentos, capacidade financeira e organizacional.

Para montar um orçamento é necessário, entre outros aspectos, conhecer os coeficientes de produtividade da mão-de-obra, consumo de materiais e consumo-horário dos equipamentos utilizados nos serviços. Tudo isso deve ser baseado em um projeto coeso e bem elaborado.

“Com a utilização de softwares BIM uma grande parte do levantamento de quantidades de serviços necessários para a construção da edificação projetada é disponibilizado automaticamente pelo sistema, acarretando um ganho expressivo de tempo na elaboração do seu orçamento”, afirma o diretor da PINI Inteligência.

Formado em engenharia civil pela Faculdades Integradas de Uberaba (FIUBE), Corrêa é responsável pelas cotações de preços de materiais e serviços publicados no TCPOweb (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos) e membro do Conselho Consultivo da revista Construção Mercado. Ele também foi consultor de engenharia em diversas empresas de diferentes setores, tais como energia, telecomunicações e obras públicas.

A palestra faz parte da semana de arquitetura e urbanismo da faculdade e é exclusiva para alunos.

Veja também: