Vendas de materiais de construção sobem 3,7% em outubro, diz Abramat

As comercializações de materiais de construção cresceram 3,7% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados na última quinta-feira (9) pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat). A alta sobre setembro, por sua vez, foi ainda maior: 4,2%.

A variação positiva aconteceu tanto na venda de produtos de base, quanto nos de acabamento: 2,6% e 5,4%, respectivamente. “Os dados de venda refletem o contínuo aumento no grau de confiança do consumidor, o que por sua vez também aumenta a confiança do empresariado. A injeção de recursos públicos em obras e crédito imobiliário podem fomentar ainda mais, no curto prazo, esse princípio de recuperação”, analisa Walter Cover, presidente da Abramat.

Apesar disso, no acumulado até outubro as vendas seguem negativas. “É cedo para sabermos até onde essa recuperação irá. Nesse momento é de suma importância que o país continue a reduzir sua taxa de desemprego, o maior responsável pela postergação de compras e do investimento privado. Não podemos ignorar que a melhoria recente nesse aspecto se deve muito à criação de vagas informais de emprego”, finaliza Cover.

Para o ano, a previsão é de retração de 5,0% nas vendas sobre o ano de 2016.

Veja também: