Estrutura metálica X estrutura de concreto | Construção Mercado

Construção

Estrutura metálica X estrutura de concreto

Confira a opinião de três representantes setoriais e de uma construtora sobre estruturas utilizadas em obras

Por Aline Mariane
Edição 128 - Março/2012

Foto: Sofia Mattos FOTO: MARCELO SCANDAROLI
Estrutura metálica Estrutura de concreto

Estrutura metálica

PRÓS CONTRAS
José Roberto Leite engenheiro de obras da construtora BKO
Possui estrutura leve e propicia aumento do espaço útil, maiores vãos livres, ganho de prazo, melhor assertividade no dimensionamento. A estrutura é de precisão milimétrica, mais resistente e sua execução é rápida.




Exige cuidados contra agressões químicas. Requer mão de obra especializada e medidas de proteção contra incêndio. Baixa liberdade arquitetônica, processo construtivo pouco conhecido e o custo é alto.


João Alberto Vendramini vice-presidente de marketing da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural)
O menor peso próprio facilita o transporte e a montagem. Usualmente, possuem prazo de execução menor. Atendem a vãos elevados e grandes sobrecargas e podem ser produzidas com aços resistentes à corrosão, aumentando a vida útil e reduzindo a manutenção. A Abece não expôs nenhum argumento contrário ao sistema.



Glécia Vieira coordenadora da área de edificações da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland)
A ABCP informou que não se pronuncia sobre esse tipo de estrutura.
Comissão Executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço)
Estruturas em aço pesam menos, reduzindo cargas nas bases e custos das fundações em até 30%. Uma de suas características é a rapidez construtiva. A alta resistência permite estruturas com componentes mais leves, vencendo grandes vãos livres. Pode chegar pronta ao canteiro e ser montada no mesmo dia, sendo ideal para locais com espaço reduzido. Permite adaptações, reforços e ampliações com poucos transtornos e menores custos. Ao final de sua vida útil pode ser desmontada e reaproveitada. A maior precisão, com tolerâncias milimétricas, associada à característica de modularidade, facilita a compatibilização com sistemas. Por serem expostas, permitem inspeções periódicas, com tempo e custo reduzidos. A tecnologia confere aos arquitetos liberdade. Industrializada, racionaliza o uso de materiais e mão de obra. O aço é 100% reciclável, tem comportamento constante e responde bem a ações dinâmicas, como impactos, vibrações e terremotos. Produzem menos ruídos e poeira e não geram entulhos. O menor peso das estruturas de aço não favorece fundações com tendência para cargas de tração. A rapidez na execução pode significar maior velocidade no desembolso. As vantagens podem não aparecer quando a edificação tem vãos livres muito pequenos e sua montagem exige planejamento prévio. Exigem maior precisão e não aceitam com facilidade ajustes ou improvisos. As estruturas aparentes exigem manutenção periódica da pintura. Podem apresentar maiores deformações e movimentações, que, caso não sejam tratadas adequadamente, podem gerar danos em outros componentes.



Estrutura de concreto

PRÓS CONTRAS
José Roberto Leite
Permite variabilidade de formas. O custo dos materiais é baixo. Possui bom comportamento contra incêndios e seu processo construtivo é conhecido.

Possui peso próprio elevado. Requer fôrmas para moldagem. Pode apresentar fissurações, dificuldade para reformas e demolições e a execução é demorada.
João Alberto Vendramini
Podem ser executadas praticamente em qualquer local independentemente de fornecedores específicos. Podem atender a praticamente qualquer formato proposto pela arquitetura. O concreto pode receber subprodutos de outros processos industriais, como, por exemplo, a escória de alto-forno, o que lhe confere características de sustentabilidade. São duráveis e robustas, com baixo custo de manutenção. Aplicam grande quantidade de mão de obra local e são mais pesadas.




Glécia Vieira
Apresentam elevada durabilidade e resistência ao fogo, características que resultam em maior segurança à edificação e redução de custo na contratação de seguro. Podem ser moldadas in loco ou pré-moldadas – em canteiro ou não –, flexibilidade que permite adequar o custo da estrutura a diferentes condições. São versáteis e para qualquer das modalidades de produção existe ampla rede de fornecedores qualificados (projetistas, construtoras, pré-fabricadores) em todo território nacional. A ABCP não apresentou nenhuma argumentação contrária à utilização de estruturas de concreto.




Comissão Executiva do CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço/Aço Brasil não se pronunciou sobre esse tipo de estrutura.