Caixa de inspeção: alvenaria x polipropileno | Construção Mercado

Negócios

Caixa de inspeção: alvenaria x polipropileno

Edição 17 - Janeiro/2009
redação: Kelly Carvalho
apoio de engenharia: Regiane Grigoli Pessarello

Apesar da diferença mínima de preço, construtora opta pelo produto industrializado devido à facilidade de manutenção
A construtora Projex, situada na cidade paulista de Ourinhos, passou a adotar em suas obras caixas de inspeção de polipropileno e tampa de PVC em vez de executá-las com alvenaria e tampa removível de ferro. "A instalação é mais simples e a caixa é mais resistente", diz a engenheira Christiane Matachana Thomé.

Segundo cálculos da construtora, a diferença entre uma opção e outra é mínima. A caixa de PVC, porém, apresenta maiores vantagens técnicas. "A manutenção é mais fácil e é possível identificar se houve danos de instalação do produto", explica.

A caixa coletora de PVC é um dispositivo monobloco injetado de polipropileno com tampas e grelhas de PVC e acessórios especiais que permitem a utilização em diferentes situações, especialmente em áreas ao ar livre. Possui um volume útil interno de 15 l e dois tipos de juntas para a ligação e vedação com tubos.

A caixa de esgoto de alvenaria, segundo a construtora, é mais vulnerável a patologias, principalmente a de tampa de concreto cujo peso dificulta que uma pessoa da limpeza a remova para lavar e desinfetar com a freqüência necessária.

A construtora aponta ainda outro problema, ocorrido com freqüência em obras residenciais na cidade: "Já houve caso em que, em decorrência de um solapamento de terra, o cano da caixa soltou e não conduzia a água para a rede de esgotos, colocando a casa em risco de desmoronamento", exemplifica Christiane.

Entre as opções de tampas para caixas de alvenaria foram comparadas as de chapa de ferro e de aço inoxidável. "É possível fazer uma boa manutenção diária, embora a tampa sofra oxidação em pouco tempo, necessitando de pinturas ocasionalmente", diz a engenheira sobre a tampa de ferro. Já a tampa de aço inoxidável, embora seja mais durável, tem custo bem maior.



Ficha técnica
construtora: Projex; caixa de PVC: Supra First Plast
Caixa coletora de plástico 30 x 30 x 30 cm com tampa de PVC



Caixa de alvenaria 50 x 50 x 50 cm com tampa de concreto



Caixa de alvenaria 50 x 50 x 50 cm com tampa de chapa de ferro



Caixa de alvenaria 50 x 50 x 50 cm com tampa em aço inoxidável