Votação elege os melhores fornecedores da construção no Brasil | Construção Mercado

Negócios

Prêmio PINI 2015

Votação elege os melhores fornecedores da construção no Brasil

Ranking apresenta as empresas que mais se destacaram em 56 categorias de produtos e serviços

Por Evelyn Oliveira
Edição 173 - Dezembro/2015

A Revista Construção Mercado revela nesta edição os vencedores do 21º Prêmio PINI, iniciativa que dá visibilidade aos melhores fornecedores da indústria da construção civil brasileira. Nas próximas páginas são apresentados os rankings com as empresas e as marcas mais lembradas em um conjunto de 56 categorias, passando por argamassas, escoramento, fôrmas, impermeabilizantes, materiais elétricos e hidráulicos, dentre muitos outros.

A seleção das empresas ocorreu por meio de voto direto dos assinantes de todas as revistas da PINI: Construção Mercado, Téchne, Equipe de Obra, Infraestrutura Urbana e AU - Arquitetura e Urbanismo. Ao todo, participaram da votação 1.206 profissionais do setor da construção de todo o Brasil. Eles receberam um questionário online para eleger, espontaneamente, as suas empresas preferidas, listadas por segmento, com base em razões técnicas e comerciais para cada escolha.

Dentre os 1.206 votantes, há uma grande participação de engenheiros civis (46,02% do total). Uma grande parcela possui mais de dez anos de atividade profissional (44,86%), atua nas áreas de Projeto e Consultoria (40,88%) e costuma fazer cotações de preços de produtos e/ou serviços (25,04%). A região com maior participação foi a Sudeste, de onde partiram 50,25% dos votos, sendo 32,50% deles só do Estado de São Paulo.

No entanto, a pesquisa abrangeu profissionais de todo o País, como é o caso de Elton Fumagalli Scariot, engenheiro civil na Construtora Colnaghi, de Ivoti, município situado na região metropolitana de Porto Alegre. "Atuamos no campo de projetos, construção industrial, comercial e edifícios residenciais. Procuramos estar sempre atualizados com as novidades do mercado e as novas tecnologias. Nesse sentido, o Prêmio PINI nos auxilia na escolha de produtos bem avaliados. Ao mesmo tempo, a utilização desses produtos nos dá segurança junto aos clientes", afirma o engenheiro.

Fornecedores
Dentre as empresas premiadas, a SH Fôrmas foi a mais votada em quatro categorias: Andaime Fachadeiro, Escoramento Metálico, Fôrma de Alumínio e Fôrma Metálica (Aço). O diretor de negócios da companhia, Marcelo Milech, destaca o empenho da SH no setor da construção civil. "A memória da empresa está concentrada na área técnica. Por isso, procuramos ao máximo preservar os profissionais que trabalham nela", afirma. Milech também ressalta que o Prêmio PINI é tratado como um diferencial dentro do planejamento estratégico da empresa. "O prêmio acaba sendo uma demonstração de tudo o que falamos, pregamos internamente e trabalhamos ao longo do ano."

Em outro segmento, a Viapol foi considerada a fornecedora de preferência na categoria Impermeabilização com Manta Asfáltica. O gerente comercial do mercado profissional da empresa, Oswaldo Pecegueiro, destaca o incentivo ao desenvolvimento tecnológico para a superação das dificuldades geradas pelo atual cenário econômico. Para driblar a situação, a Viapol vem investindo na ampliação. Em 2016, está prevista a construção de uma nova unidade industrial e a fabricação de novos produtos. Pecegueiro também avalia o Prêmio PINI como uma referência no mercado. "Para nós, é motivo de orgulho, porque nos traz uma espécie de agradecimento por tudo o que temos feito."

Histórico
O Prêmio PINI foi criado em 1995 a partir da identificação de uma demanda dos leitores da Revista Construção (atual Construção Mercado), que buscavam referências de fornecedores confiáveis para firmar parcerias. A partir daí, a premiação surgiu com a proposta de realizar o levantamento anual de um ranking, onde figurassem os melhores fornecedores da indústria da construção. Com o crescimento da iniciativa ao longo dos anos, o Prêmio PINI tornou-se a principal referência de marcas no setor de materiais e serviços.

Neste ano, houve uma reformulação para garantir maior visibilidade aos participantes. Os prêmios "Melhor Incorporadora do Ano" e "Obras de Destaque Editorial", que nos últimos anos foram divulgados no mesmo mês que o prêmio voltado aos fornecedores, serão publicados em ocasiões distintas. A premiação das incorporadoras ocorrerá na edição de fevereiro da Revista Construção Mercado, enquanto a de obras será apresentada na edição de janeiro da revista Téchne.

A opinião de quem votou

ACERVO PESSOAL



"Acredito que o Prêmio PINI incentiva a pesquisa e a inovação, apresentando ao mercado produtos e serviços com maior tecnologia, promovendo o aumento da produtividade na indústria da construção civil."
Cristiane Aiub
, coordenadora de Gestão de Processos na Construtora Capital S.A., de Manaus e professora da disciplina Materiais de Construção no curso de Engenharia Civil na Uninorte

ACERVO PESSOAL


"A iniciativa é muito importante não só por premiar os fornecedores pela busca constante por qualidade e eficiência, mas também por servir como referência para toda a indústria da construção civil. Todos nós podemos ter informações sobre as preferências do setor em relação a empresas, produtos e serviços."
Antônio Trindade
, diretor técnico da DT Construtora, de Bauru (SP)

ACERVO PESSOAL


"O Prêmio PINI estimula a cada ano a participação de mais fornecedores que, por sua vez, melhoram a divulgação de seus produtos no mercado. Para a AR2, o resultado pode influenciar, embora indiretamente, a indicação de fornecedores para nossos clientes."
Anna Paula Alves Cardoso, gerente de Engenharia da AR2 Consultoria e Engenharia, de Goiânia

ACERVO PESSOAL


"Atuamos no campo de projetos, construção industrial, comercial e edifícios residenciais. Procuramos estar sempre atualizados com as novidades do mercado e as novas tecnologias. Nesse sentido, o Prêmio PINI nos auxilia na escolha de produtos bem avaliados. Ao mesmo tempo, a utilização desses produtos nos dá segurança junto aos clientes."
Elton Fumagalli Scariot, engenheiro civil na Construtora Colnaghi, de Ivoti (RS)

RESULTADOS DO PRÊMIO PINI 2015


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | Próxima >>