Juventude do setor logístico cria oportunidades, diz presidente da TRX Investments | Construção Mercado

Artigo

Modelo de negócios

Juventude do setor logístico cria oportunidades, diz presidente da TRX Investments

Por Scott Pryce
Edição 174 - Janeiro/2016

Se olhássemos para a Terra bem de cima, de uma distância da Lua, por exemplo, veríamos que os Estados Unidos e o Brasil são dois países continentais ricos em matéria-prima. Porém, à medida que vamos nos aproximando do planeta, esse olhar vai se modificando e apresenta um novo foco, com diferenças importantes, e por que não dizer, que também se refletem claramente no setor imobiliário industrial e logístico.

DIVULGAÇÃO: TRX INVESTMENTS



No Brasil, muitos espaços absorvidos substituíram galpões ineficientes por condomínios logísticos modernos, mesclando maior eficiência e eficácia




Neste segmento, o ativo dominante e classe A é o condomínio logístico especulativo chamado 'master planned logistics park' em inglês. Este produto começou a ser desenvolvido nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, contudo, no Brasil, somente em 2009. Este longo intervalo foi o que originou os chamados contratos de aluguéis típicos, aqueles em que investidores e bancos não queriam arriscar em investimentos que não estivessem assegurados. A lucratividade do setor especulativo e as garantias comerciais, adicionados à chegada de operadores, como o Grupo TRX e a Prologis, atenderam à demanda de investimentos no setor de condomínios logísticos.

O mercado norte-americano é maduro e 20 vezes maior que o brasileiro, em metros quadrados de galpões logísticos, e 14 vezes maior em metros per capita. Se compararmos os maiores mercados logísticos em cidades como Los Angeles, São Paulo e Santos constataremos que a cidade portuária norte-americana tem quatro vezes mais espaço para armazenagem que a da área metropolitana de São Paulo e de Santos juntas.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Construção Mercado

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.