Qualificação e produtividade são os grandes desafios da construção | Construção Mercado

Artigo

Real Estate

Qualificação e produtividade são os grandes desafios da construção

Avanços tecnológicos têm contribuído para a racionalização de processos e ajudaram a reduzir expressivamente o número de acidentes do trabalho e o desperdício

Por Sergio Porto
Edição 183 - Outubro/2016

Quando construí meu primeiro edifício em 1970, os canteiros de obras tinham baixa produtividade. A construção era um processo quase inteiramente artesanal. A mão de obra, pouco qualificada. E a segurança do trabalho, precária. Trabalhadores resistiam ao uso de botas, capacetes e outros equipamentos de proteção individual.

Nas últimas décadas, a evolução foi expressiva. Processos de certificação da qualidade como a ISO e o PBQP-H contribuíram para a racionalização de processos. Um número cada vez maior de empresas trabalha com BIM, possibilitando um planejamento prévio bastante detalhado e elevação da produtividade na execução da obra.

DIVULGAÇÃO SECONCI-SP



Com o surgimento de novos processos construtivos, ganhamos uma mão de obra mais qualificada. A atenção aos procedimentos de segurança reduziu expressivamente o volume de acidentes do trabalho





Junto com o surgimento de novos processos construtivos, ganhamos uma mão de obra mais qualificada. A atenção aos procedimentos de segurança reduziu expressivamente o volume de acidentes do trabalho.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Construção Mercado

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.