Telhas zipadas montadas no canteiro é a solução ideal para grandes galpões | Construção Mercado

Construção

Técnica ilustrada

Telhas zipadas montadas no canteiro é a solução ideal para grandes galpões

O sistema permite a execução sem prejudicar as atividades do edifício

Gerson Alcantara Freitas, engenheiro civil e diretor comercial da ArtServ Sistemas de Coberturas
Edição 193 - Agosto/2017

Painéis metálicos estendidos e conformados no próprio canteiro têm fixação por meio de clipes especiais. O sistema ArtServ 65/456 , oferecido pela ArtServ Sistemas de Coberturas, permite a expansão e a contração térmica da estrutura.

Içado na cota da estrutura do telhado, o equipamento desenrola uma bobina metálica em painéis contínuos, sem emendas, que podem chegar a 100 metros de comprimento, estendidos e fixados diretamente na estrutura. O sistema permite soluções interessantes para grandes galpões. A junção desses painéis é feita mediante sobreposição e dobra das bordas laterais ao longo de todo o seu comprimento. As bordas são unidas e dobradas por processo de zipagem, realizado por máquinas portáteis.

As bobinas podem ser fornecidas de aço galvanizado, aço galvalume, alumínio e até de aço inox. O aço galvalume - revestimento na liga de alumínio e zinco - é o mais utilizado, porque proporciona uma vida útil superior com baixo custo. Todos esses materiais podem ser fornecidos com pré-pintura de fábrica, quando necessário.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Construção Mercado

Outras opções