Como comprar estrutura de aço galvanizado para telhado | Construção Mercado

Construção

Como comprar estrutura de aço galvanizado para telhado

Dimensionamento adequado e tipo de galvanização norteiam especificação

Por Pâmela Reis
Edição 99 - Outubro/2009

Divulgação: Jorsil
Galvanização deve ser especificada conforme condições do ambiente de instalação
A estrutura metálica para telhado, também chamada de engradamento metálico, é um sistema de vigas, caibros e ripas feitos de perfis de aço galvanizado. As peças são aparafusadas entre si para dar sustentação às telhas da cobertura de uma edificação. Embora a madeira ainda seja a matéria-prima mais usada para esse tipo de estrutura, a crescente demanda por sistemas construtivos industrializados abriu espaço no mercado para o uso do engradamento em aço.

Prova disso, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) anunciou no final de 2008 que passaria a utilizar o material em seus empreendimentos em substituição à madeira. De acordo com a arquiteta Irene Rizzo, gerente de desenvolvimento de produtos da CDHU, as principais vantagens do sistema são maior rapidez e racionalidade na execução e menor impacto ambiental. Carmem Quezadas, engenheira de planejamento e orçamento da construtora Sequência, observa ainda que o metal confere maior durabilidade à estrutura pois, ao contrário da madeira, não está sujeito ao ataque de cupins e não empena.

ESPECIFICAÇÕES
A galvanização, responsável pela proteção do aço à corrosão, deve ser especificada considerando a agressividade do ambiente onde a estrutura será instalada. Em regiões litorâneas e industriais, por exemplo, a zincagem requer atenção especial. "A CDHU exige no mínimo 25 anos de durabilidade, mas normalmente o revestimento dura mais tempo, já que a estrutura do telhado está coberta pela telha", complementa Irene Rizzo.

As peças da estrutura são aparafusadas entre si e não admitem solda, para preservar ao máximo o revestimento. Os parafusos devem ser também galvanizados ou feitos em aço inoxidável. A estrutura serve a todos os tipos de telha (cerâmicas, de concreto, de fibrocimento etc.), mas para cada material devem ser respeitadas as declividades mínimas, as medidas máximas dos vãos e as exigências de sobreposição das telhas.

Rizzo chama a atenção para falhas no dimensionamento da estrutura, que podem ser evitadas durante o projeto: "costuma acontecer a diminuição da espessura dos perfis para baratear o preço, mas isso pode resultar em problemas estruturais".

COTAÇÃO DE PREÇOS E FORNECEDORES
Os fornecedores de estruturas metálicas se concentram nas regiões Sul e Sudeste do País, mas é possível encomendar o transporte para qualquer parte do Brasil. Na hora de escolher o fornecedor, o principal requisito é o ensaio do material. "Deve-se fazer a análise em laboratório especializado ou exigir do fabricante o cálculo estrutural do produto", aponta Carmen Quesadas. A garantia deve cobrir, no mínimo, cinco anos.

Embora o ideal seja definir todas as condições de fornecimento ainda na fase de planejamento do projeto, a entrega costuma ser rápida e o pedido pode ser feito com até 15 dias de antecedência. "Ainda não existe muita demanda por estrutura metálica para telhado; é um produto que está começando a se difundir", justifica Rizzo.

LOGÍSTICA
O transporte da estrutura normalmente é feito pelo fornecedor e os perfis metálicos chegam na obra prontos para instalação. No ato do recebimento é importante checar se as peças estão em conformidade com a especificação e se as dimensões conferem com o projeto. O armazenamento deve ser feito em local seco, coberto e longe do contato com metais de potenciais eletroquímicos diferentes, para evitar a corrosão.

CUIDADOS NA INSTALAÇÃO
A montagem pode ser feita diretamente sobre a edificação ou no chão, com posterior transporte para o teto. Segundo Irene Rizzo, o ideal é que a instalação seja feita pelo próprio fornecedor, reduzindo assim as chances de erro na sequência de montagem e no posicionamento das peças.

O pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) Cláudio Mitidieri afirma que a planicidade e o alinhamento da estrutura são fundamentais para garantir a estanqueidade do telhado à água, um dos pontos críticos para a conservação das peças. Possíveis quebras nas telhas ou infiltrações devem ser imediatamente corrigidas. "A eventual condensação de vapor de água na estrutura também pode criar um ambiente mais agressivo do ponto de vista da corrosão, além de causar gotejamento de água no forro", alerta Mitidieri.

A segurança dos trabalhadores durante a execução é outra preocupação a ser levada em conta. A estrutura metálica deve contar com alças, ganchos ou outros aparatos que permitam a fixação de cintos de segurança. Por último, deve-se considerar a necessidade de aterrar a estrutura metálica para protegê-la de descargas elétricas - no caso de edifícios - ou reduzir o risco de incêndios, se houver instalações elétricas fixadas a ela.

NORMAS TÉCNICAS
> NBR 14762/2001 - Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio - Procedimento
> NBR 8800/2008 - Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios
> NBR 6355/2003 - Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio - Padronização
> NBR 8681/2003 - Ações e Segurança nas Estruturas - Procedimento

 

Checklist
> A galvanização deve ser especificada considerando a agressividade do ambiente onde a estrutura será instalada.
>
É importante fazer o ensaio do material ou exigir do fornecedor o cálculo estrutural do produto.
>
O armazenamento deve ser em local seco, coberto e afastado do contato com metais de potenciais eletroquímicos diferentes.
>
A planicidade e o alinhamento da estrutura garantem que a água não penetre entre as telhas e previnem a corrosão do metal.

 

ENTREVISTA > Cláudio Mitidieri

Marcelo Scandaroli
"Deve-se tomar cuidado para que não sejam aplicadas sobre a estrutura cargas não previstas em projeto"
Cuidados necessários

Que tipos de perfis de aço podem ser empregados na estrutura de telhado?

Podem ser empregados perfis estruturais já normalizados, destinados a estruturas leves (steel frame ou light steel frame), ou podem ser formados perfis a partir de chapas zincadas, com dimensões especiais, conforme projeto estrutural específico. Em geral são empregadas chapas com espessura mínima de 0,8 mm. Outros aspectos, além dos dimensionais e estruturais, devem ser observados, como o revestimento de zinco: o usual, para áreas urbanas, não marinhas e não industriais, é o tipo Z275.

O que deve ser considerado no dimensionamento do sistema?

Deve-se considerar principalmente aspectos estruturais, incluindo toda a carga permanente a ser aplicada à estrutura (telhas, reservatórios, forros etc.), as sobrecargas fixas do telhado - considerando inclusive movimentação de pessoas para manutenção - e as cargas causadas pelo vento.

Quais os cuidados a serem tomados após a instalação da estrutura?

Na fase de uso e manutenção, é importante verificar periodicamente a estrutura para identificar a ocorrência de pontos de corrosão, seja nos perfis seja nas fixações, e providenciar as recuperações e substituições necessárias. Também se deve tomar cuidado para que não sejam aplicadas sobre a estrutura cargas não previstas em projeto ou adicionados apoios que possam mudar as configurações de cargas nas barras das tesouras.

Cláudio Mitidieri, engenheiro responsável pelo laboratório de componentes e sistemas construtivos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de são Paulo)

 

Colaboraram: Cláudio Mitidieri, engenheiro responsável pelo laboratório de componentes e sistemas construtivos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). Irene Rizzo, gerente de desenvolvimento de produtos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Carmem Quezadas, engenheira de planejamento e orçamento da construtora Sequência

Destaques da Loja Pini
Aplicativos