Instituto PINI promove seminário sobre incorporação, planejamento e gestão de obras imobiliárias em São Paulo | Construção Mercado

Gestão

Notícias

Instituto PINI promove seminário sobre incorporação, planejamento e gestão de obras imobiliárias em São Paulo

Evento abordará o uso de BIM, tendências de arquitetura, desafios atuais na tributação e como atuar no segmento de baixa renda

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
6/Junho/2017
Shutterstock

O Instituto PINI promove no dia 22 de junho em São Paulo o seminário presencial sobre incorporação, planejamento e gestão de obras imobiliárias, que pretende levantar as possíveis oportunidades no setor, dicas de planejamento tributário e abordar aspectos jurídicos.

Voltado para arquitetos, engenheiros de obra, incorporadores, projetistas, profissionais das áreas de orçamento, planejamento e gerenciamento de obras, o seminário irá destacar o uso do Building Information Modeling (BIM) como ferramenta de assertividade dos orçamentos e redução de custos, debater o reaquecimento econômico do País e a redução dos estoques imobiliários, entre outros pontos.

Uma das palestras será ministrada pelo engenheiro civil André Marques, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, que vai mostrar como a implementação do sistema BIM eleva o padrão de planejamento e gestão das incorporações imobiliárias típicas. A apresentação abordará compatibilização e integração do empreendimento na fase de projetos; projeto com maior visão global, enfoque no planejamento e construção da obra; otimização de mão de obra na execução com a previsão dos pontos críticos; extração de materiais e orçamentação no sistema BIM; e a importância da atuação, entendimento e domínio do sistema durante o desenvolvimento do projeto e execução da obra.

Já o arquiteto e urbanista Itamar Beresin vai mostrar os imóveis que as pessoas vão comprar, com dicas de arquitetura, usos e tendências. Entre os modelos que serão detalhados estão: apartamentos studios, edifícios para a terceira idade, espaços de coworking, empreendimentos em bairros nobres para famílias pequenas e mixed use.

A advogada tributarista e contadora Martelene Carvalhaes, por sua vez, atua há 25 na construção civil e vai trazer um panorama dos principais desafios jurídicos e tributários atuais do setor. Alguns deles são: os distratos, tributação e riscos de desconsideração do RET (vendas de unidades prontas) e tributação das empresas patrimoniais.

Por fim, Ronaldo Cury De Capua, diretor de Relações Institucionais da Cury Construtora S/A, vai mostrar como atuar na baixa renda com eficiência. A palestra apresentará, entre outros temas, processos construtivos ideais para este segmento.

O seminário presencial vai ser realizado das 08h45 às 17h30 na Rua Dr. Bacelar, 1043, na Vila Mariana, em São Paulo. Para se inscrever e obter mais informações, clique aqui.