Sinduscon-GO divulga vencedores de prêmio de segurança do trabalho e responsabilidade social | Construção Mercado

Gestão

Notícias

Sinduscon-GO divulga vencedores de prêmio de segurança do trabalho e responsabilidade social

Veja os projetos premiados da Vega Construtora e Incorporações, Pontal Engenharia e Toctao Engenharia

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
22/Novembro/2016

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) realizou na última sexta-feira (18) a entrega do Construir Mais - 1º Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas. Foram quatro premiados entre os 40 trabalhos enviados à iniciativa.

Na categoria "Saúde e Segurança no Trabalho", a vencedora foi a Vega Construtora e Incorporações, pelo "Índice de Segurança no Trabalho". Ele é um indicador de segurança que retrata a situação do canteiro de obras, aponta áreas de risco e as probabilidades de ocorrência de acidentes ou multas.

A premiada em "Responsabilidade Social" foi a Pontal Engenharia, com o "Construindo um Mundo Melhor". A prática consiste em investimentos na melhoria de qualidade de vida dos colaboradores e de suas famílias, com foco em educação, qualificação profissional, saúde, segurança, educação ambiental, inclusão digital, esporte e lazer, ergonomia e participação nos lucros.

Já a Toctao Engenharia ganhou em duas diferentes categorias. A primeira foi "Meio Ambiente", com a "Gestão da Responsabilidade Ambiental", um programa de gestão ambiental que utiliza estratégias para a promoção da sustentabilidade, como avaliação do ciclo de vida de suas estruturas de canteiro; identificação e desenvolvimento de formas de produção mais limpa; investimento em inovação e desenvolvimento tecnológico; criação de um sistema de medição do desempenho ambiental; readequação do processo de compras; educação ambiental e treinamento dos colaboradores.

O outro reconhecimento concedido à empresa foi na categoria "Inovação", com o "Projeto Ecoágua". Nele, foi construída uma MiniETE (mini estação de tratamento de esgoto) portátil, para o tratamento de resíduos líquidos na construção civil. O produto é de baixo custo e atende a necessidades de obras de diferentes perfis.

No evento, também foram concedidas menções honrosas ao governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e ao Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Eles foram reconhecidos por iniciativas que "buscam a adoção de medidas que estimulem o fortalecimento da cadeia produtiva da indústria da construção".