Veja seleção de produtos da feira de expositores Feicon 2016

Além de ter muita disciplina financeira para organizar a empresa e atravessar um ano difícil, o construtor deve ser capaz de olhar para os novos produtos disponíveis no mercado e identificar soluções eficientes para seus processos de planejamento, gerenciamento e execução das obras. Nessa hora, é fundamental ganhar produtividade e adotar as opções mais adequadas ao projeto.

Uma tendência na construção civil é o emprego de fôrmas para produção de paredes de concreto, pois permitem uma construção racionalizada em larga escala, sendo bastante utilizadas em obras do Minha Casa Minha Vida – apesar da redução dos investimentos públicos no programa, ainda há muitos projetos em andamento. Com o avanço do mercado, novas tecnologias foram desenvolvidas ou aperfeiçoadas, como as paredes moldadas in loco, que contam com moldes de diferentes materiais: alumínio, aço com compensado, polipropileno, madeira e PVC. Essa diversidade de produtos permitiu evolução do custo-benefício na definição de soluções para os projetos de construção.

No quesito estrutural, a alvenaria também deu grandes passos nos últimos anos, com maior controle dos fornecedores na produção. Isso levou ao aumento da resistência e da precisão dimensional dos blocos, além do surgimento de programas setoriais que atestam a qualidade dos produtos. Hoje, a alvenaria estrutural atende tanto obras de moradias populares em prédios baixos, quanto edifícios de médio e alto padrão, na faixa de dez a 15 pavimentos, empregando blocos com resistência à compressão de aproximadamente 20 MPa. O número de andares dos prédios pode ser ainda maior, de acordo com o projeto e o fornecedor. Mas vale lembrar que o tamanho dos vãos e o layout da planta são algumas restrições deste sistema construtivo.

A necessidade de minimizar desperdícios tanto na fase de obras quanto na fase de operação dos empreendimentos também tende a impulsionar a incorporação de materiais e equipamentos inteligentes. Na parte das instalações, cada vez mais construtoras têm adotado kits hidráulicos, metais redutores de vazão, dispositivos de acionamento eletrônico, sistemas de reúso de água e até mesmo banheiros prontos. Com a crise hídrica que afetou o País e ainda ronda várias cidades de grande porte, a incorporação desses itens se tornou um diferencial para os projetos.

Em meio à busca por enxugamentos de custos, vale um alerta, porém. Em alguns casos, o mercado ainda sofre com a abundância de materiais que não atendem as conformidades normativas. Esse é o caso do segmento elétrico, por exemplo, onde 61% das marcas de fios e cabos avaliadas em 2015 estavam fora dos padrões, de acordo com pesquisa da associação setorial. Diante desse cenário, é fundamental que os construtores priorizem a contratação, sempre, de fornecedores certificados. Mesmo que o custo inicial possa ser maior, a compra de produtos certificados minimiza os riscos de patologias e demais passivos com a obra.

Veja uma seleção de produtos presentes na feira de expositores da Feicon 2016

DIVULGAÇÃO: CEBRACEVidros mais sustentáveis

A Cebrace leva para a feira sua linha de vidros Habitat, que promete reduzir em até 70% a carga térmica dentro das habitações ou 30% do consumo de energia com ar-condicionado. Chamados de vidros inteligentes, podem ser produzidos na versão laminada, capaz de barrar até 100% a entrada de raios ultravioleta. A linha está dividida entre Habitat Refletivo, com vidros de aspecto espelhado, e Habitat Neutro, com peças que favorecem a entrada da luz natural.

DIVULGAÇÃO: SUPER SPRAYPintura airless

Grande aliada da produtividade, a pintura airless requer apenas dois operadores por máquina. A SS6318 da Super Spray é uma máquina profissional para pinturas de pequeno, médio e grande porte para aplicações de látex, esmaltes e tintas acrílicas em fachadas e elementos como portas e esquadrias.

 

DIVULGAÇÃO: GRUPO RAMASSOL,Telhado leve

O grupo Ramassol, tradiconal na produção de portas, esquadrias e estruturas de alumínio para coberturas, lança o sistema Tetossol, indicado para pequenas coberturas, em substituição à madeira. A estrutura de aço galvanizado, além de mais leve, pode ser adaptada com facilidade a projetos de diferentes modularidades e inclinações.

 

DIVULGAÇÃO: SPACEBalde de concretagem

O balde de concretagem é um acessório da grua que facilita na concretagem de vigas, colunas e lajes, permitindo o carregamento a partir de centrais dosadoras no canteiro ou diretamente dos caminhões-betoneiras, quando não é possível o bombeamento. O modelo da foto é da Space, oferecido junto às gruas com o objetivo de proporcionar maior produtividade na fase de estrutura.

 

DIVULGAÇÃO: STRAHLMedição elétrica

A Strahl possui uma linha de mais 40 produtos para distribuição e medição elétrica, como o centro de medição agrupada. A caixa é produzida em policarbonato reforçado e personalizada para cada projeto, de acordo com normas e instruções de segurança.

 

 

 

Da redaçao

Veja também: