Editorial: parceria para evoluir

Mesmo com o programa Minha Casa Minha Vida, o déficit habitacional do País ainda está longe de ser sanado. Na tentativa de atender às famílias de menor renda, o Estado de São Paulo começa a apostar no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de habitações de interesse social próxima aos centros urbanos. A proposta ainda abre a possibilidade para que as construtoras explorem projetos comerciais e de pequenas indústrias nos terrenos cedidos pelo governo paulista, que também participará com outras contrapartidas.

Para a principal reportagem desta edição, a revista Construção Mercado buscou todos os detalhes – dos critérios econômicos e jurídicos às obras já em andamento – do modelo que pode definir os contornos de outros projetos no Brasil.

Além de esmiuçar o projeto paulista que pode ser uma fonte de oportunidades de negócios, esta edição traz ainda uma entrevista com Vitor Seravalli, CEO da Seravalli Consulting, sobre ética e compliance, tema que ganha cada vez mais importância devido às incontáveis denúncias da Operação Lava Jato que estampam os jornais.

O mercado tem exigido das construtoras um posicionamento mais firme em relação à modernização e ao fortalecimento de sistemas de ética e compliance

Com as investigações sobre corrupção colocando grandes empresas no alvo da Polícia Federal, o mercado tem exigido das construtoras um posicionamento mais firme em relação à modernização e ao fortalecimento de sistemas de ética e compliance, evitando, assim, o surgimento de novas irregularidades. Seravalli explica os principais procedimentos recomendados para as pequenas e médias empresas e também formas de estimular a recuperação da imagem do setor.

O mês de agosto também marca a realização do maior evento esportivo do mundo. Do dia 5 a 21, o Rio de Janeiro será palco da Olimpíada e o aeroporto internacional, o Galeão, passou por reformas e ampliação que o capacitaram a receber os maiores aviões do mundo. Apenas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são esperados 1,5 milhão de passageiros. O projeto detalhado pode ser conferido no caderno Infraestrutura Urbana. Nesta edição, a revista traz também um especial sobre lajes, com um rico debate sobre as principais vantagens e desvantagens das lajes pré-moldadas e dicas para a compra de lajes protendidas. Boa leitura!

Weruska Goeking
Editora

Veja também: