Da chegada ao canteiro à limpeza, veja o caminho percorrido pelo sistema de argamassa bombeada e projetada

1. A chegada 
Ensacada ou em silo, a argamassa chega no canteiro seca.
Ensacada Os serventes precisam estocar os sacos de argamassa e o tambor de água perto do carregador. Isso evita o carregamento de peso por longos trajetos.
Em silo O silo deve ser colocado sempre próximo da torre.

2. O equipamento de proteção individual 
Para manipular o sistema com segurança, tanto pedreiros quanto serventes devem estar sempre equipados com capacete, protetor auditivo, óculos de proteção, luvas, calçado de segurança com bico de aço e cinto de segurança (para pedreiros no balancim ou em alturas maiores que 2 metros).
ATENÇÃO: o uso do cinto de segurança é essencial para a segurança do pedreiro.

3. O material 
Cada servente deve ter consigo uma pá, uma enxada, uma espátula e uma lata.

4. A preparação do misturador 
O misturador deve estar acoplado na máquina de projeção. Se os andares superiores onde as máquinas serão instaladas já estiverem revestidos ou com o contrapiso feito, é importante evitar a sujeira usando lonas ou madeirite no chão, além de proteger as janelas. Checagem redobrada nos mangotes: as emendas dos mangotes devem estar sempre muito bem encaixadas, com as abraçadeiras apertadas e a mola de proteção presa. Assim, se houver desencaixe, os mangotes continuam presos e o operador estará protegido.

5. O funcionamento do misturador 
O misturador tem a função de misturar a argamassa, deixando-a bem homogênea e fluida para a aplicação.
ATENÇÃO: o operador nunca pode deixar a projetora funcionando sem argamassa ou água.
TEMPO NECESSÁRIO: a mistura bem feita leva dois minutos. Para começá-la, o operador deve colocar no misturador um saco de argamassa e, logo em seguida, três latas de água. Depois o misturador deve ser ligado e, assim que o material estiver bem líquido dentro dele, adicionam-se mais quatro sacos de argamassa. Quando a mistura estiver bem homogênea e com uma fluidez adequada, o material pode ser despejado na projetora. E então é possível recomeçar o processo de mistura de uma nova carga.

 

6. O ritmo ideal 
O ideal é ter sempre a projetora cheia e uma mistura já sendo feita no misturador.

 

 

7. A limpeza do misturador
Ela deve ser feita no final do expediente, quando todos os resíduos de argamassa devem ser retirados. No misturador desligado, aconselha-se usar cinco sacos vazios de argamassa. Eles são colocados na máquina com água. Em seguida, o misturador deve ser ligado e os sacos vazios farão a limpeza.

8. Preparação da projetora de argamassa 
A projetora deve ser devidamente montada. Isso significa que o eixo, o startor/rotor e a flange devem estar bem conectados, assim como os mangotes e as emendas. Após a montagem, o cabo de energia e a mangueira de ar devem estar perfeitamente conectados. Dessa maneira, a máquina estará pronta para começar a projetar. Abra a comporta do misturador e despeje a argamassa na caçamba da projetora.
ATENÇÃO: o botão de reversão deve ser sempre apertado por três segundos antes de a projetora ser ligada.

9. A aplicação da argamassa 
No balancim, a aplicação deve ser sempre feita horizontalmente ou, no máximo, um pouco inclinada para cima. A pistola nunca deve estar inclinada para baixo. É preferível que não haja pausas na projeção. O ideal é que a aplicação seja contínua até o final do pano. A maneira de se aplicar é em “corda”, fazendo um movimento lateral com a pistola, projetando “cordas ” horizontais de argamassa e gerando uma maior aderência da argamassa com a base.
ATENÇÃO: o equipamento não pode ficar parado sem projetar por mais de 10 minutos, podendo haver o risco de entupimento do mangote. Caso seja necessária uma interrupção prolongada (ou ao término da jornada de trabalho), é necessário fazer a lavagem do equipamento.

10. A LIMPEZA DA PROJETADORA 
O passo a passo dessa operação é simples.
1º PASSO Encher a máquina de água e bombear essa água por todo o mangote. Repetir o procedimento duas ou três vezes.
2º PASSO Passagem da bucha no mangote. Após retirar toda a argamassa que estava no mangote e lavá-lo com a passagem de água, desacople o mangote, coloque uma bucha de espuma nele e acople-o novamente. Deve-se ligar a máquina e bombear água, passando a bucha duas vezes para que qualquer resíduo de argamassa que tenha ficado preso no mangote seja retirado. Este passo é importantíssimo para que não haja entupimento do mangote no dia seguinte.
3º PASSO Lavagem da pistola. A pistola deve ser lavada junto com a projetora, pois assim o entupimento do cano de ar é evitado.

 

Veja também: