Confira os destaques da mais tradicional feira latino-americana da construção

Uma das principais vitrines para empresas e profissionais da construção civil, a Feicon Batimat chega a sua 23a edição reforçando seu potencial não apenas como plataforma para o lançamento de produtos e tendências, mas como agente fomentador de novos relacionamentos e negócios. Mais de 500 expositores brasileiros e estrangeiros estarão presentes no evento, que será realizado entre os dias 4 e 8 de abril, no São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista.

Segundo Alexandre Brown, diretor da feira promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, o novo endereço é responsável por algumas transformações importantes na estrutura do evento: “Depois de 22 edições no Anhembi, a mudança de pavilhão permitiu a completa setorização da feira”. A ideia é que a estratégia beneficie tanto os expositores, que agora estarão mais próximos de seu mercado, quanto os visitantes, que poderão localizar os estandes de seu interesse com mais facilidade

Outra modificação significativa diz respeito ao foco do evento, agora completamente voltado à concretização de negócios. Toda a parte de entretenimento, que costumava atrair curiosos, foi eliminada do calendário, e os processos de cadastramento ficaram mais rígidos. Para Brown, são medidas que podem diminuir o número de visitantes – ainda estimado em cerca de 90 mil pessoas -, mas em contrapartida qualificam o público, privilegiando a presença de profissionais com mais poder de decisão e intenção real de compra.

Nesse sentido, um dos dispositivos mais eficientes é a rodada de negócios: um grande encontro em que expositores apresentam seus portfólios diretamente a construtoras certificadas pelo Sinduscon (Sindicado da Indústria da Construção Civil) – o tempo é marcado no telão e, a cada 15 minutos, os compradores trocam de mesa. No ano passado foram negociados R$ 12 milhões em uma hora. Neste ano, a rodada terá duas horas de duração e incluirá o setor varejista.

O varejo, aliás, é um dos responsáveis pela manutenção de um cenário razoavelmente aquecido, apesar de o setor da construção civil ainda estar retomando o ritmo no Brasil. Uma vez que o momento não é de lançamentos imobiliários, crescem as atividades ligadas a reformas, reparos e limpezas. “Por mais que o consumidor esteja segurando seus investimentos para uma casa nova, ele tem reformado. Querendo ou não, chega uma hora que não dá mais para deixar a pintura para depois, assim como não é possível adiar o conserto de um vaso sanitário”, diz Brown.

Indo ao encontro dessa tendência, a Caixa Econômica Federal, que retomou no fim do ano passado o ConstruCard, linha de crédito para financiamento de material de construção, marcará presença na feira disponibilizando o benefício para o setor varejista, que é responsável pelo oferecimento do cartão ao consumidor final.

TECNOLOGIA

Veja uma seleção de produtos lançados pelos expositores do evento

Lavabo fácil
A Sanitrit apresenta o Sanicompact C4 ECO, vaso sanitário com bomba trituradora embutida que pode ser instalado em qualquer local, sem necessidade de quebrar o piso. A bomba tritura massa orgânica, transformando-a em um líquido descartado na tubulação de esgoto principal por meio de pequenos tubos de PVC de 32 mm – os resíduos são levados a até 3 m na vertical ou 30 m na horizontal, mesmo sem escoamento gravitacional. As únicas exigências: uma entrada de água fria e uma tomada elétrica de 220 V.

 

 

Proteção total
De papel kraft impermeável e plástico bolha de alta resistência, o Salva Piso, da Salvabras, protege o piso durante reformas ou finalizações de obra. Neste ano, o fabricante aumenta seu portfólio apresentando duas novas versões: uma extrarresistente, destinada a ambientes com grande fluxo de máquinas ou ferramentas pesadas, e uma específica para pisos de madeira, que absorvem umidade.

 

Exaustão inteligente
O sistema de exaustão com ajuste automático é a novidade do aquecedor de água a gás LZ 4500DE, da Lorenzetti: a velocidade da ventoinha se adapta às condições climáticas, poupando energia quando o ar está parado ou trabalhando mais em caso de ventos fortes – o que é especialmente bem-vindo quando a instalação se localiza em um andar alto. Atende até sete pontos e está disponível para uso com GN ou GLP.

 

 

 

 

Cimentícias de cara nova
Indicadas para o emprego no sistema steel frame, as placas cimentícias NTF da Infibra levam basicamente cimento e celulose na composição, dispensando fibras minerais e sintéticas – como resultado, são leves e fáceis de manusear. Disponíveis em espessuras variadas (de 5 mm a 30 mm), agora oferecem revestimentos digitais em Full HD, que reproduzem a aparência de diferentes materiais, como aço, pedra e madeira. Há também a possibilidade de estampar qualquer imagem que o cliente queira exibir.

 

Medições à vista
O nível a laser GCL 2-15 G, da Bosch, é o primeiro da categoria no Brasil a ter laser verde, que é cerca de quatro vezes mais visível, facilitando o trabalho mesmo em ambientes com muita iluminação. O produto tem alcance de 15 m nas linhas e de 10 m no prumo, além de clipe de fixação com ajuste fino, base magnética, entrada para tripé e blindagem contra pó e respingo d”água.

 

 

Limpeza profunda
Quem deseja remover pichações, recentes ou antigas, em pedras, madeiras, metais, concreto, pisos, rejuntes, placas, cerâmicas, vidros e paredes não pintadas pode contar com o Removedor de Multipichação da Vonder. Baseada em nanotecnologia, a fórmula é composta de partículas que, segundo o fabricante, removem resíduos impregnados, inclusive em superfícies muito porosas. Pode ser aplicado manualmente ou com lavadora de alta pressão.

 

 

 

Automatização funcional
Próprio para embutir em caixas padrão 4×2, o timer digital DNI 6607, desenvolvido pela Key West, do Grupo DNI, oferece a possibilidade de planejar até 18 programações com funções variadas – ideal para automatizar iluminação e eletrodomésticos. Quando está com a tampa fechada, funciona como um interruptor convencional.

 

 

 

 

Energia à prova d”água
Ideal para instalações elétricas com necessidade de proteção total contra umidade, como em canteiros de obras e indústrias, a linha de tomadas e plugues Shock Tite, da Steck, ganha o complemento da tomada múltipla, dotada de uma entrada e três saídas. Com grau de proteção IP67, o produto pode ser encontrado nas tensões de 100/130V, 200/250V ou 380/440V, para 16 ou 32 ampères.

 

 

Disparos precisos
As ferramentas de fixação a gás para a aplicação de pinos em concreto e aço garantem precisão e produtividade. Recém-lançado pela Âncora, o modelo da foto é o FGA850, que oferece design ergonômico e manuseio seguro – o acionamento ocorre somente após a pressão do equipamento contra a base. Possui regulador de profundidade de pino, bateria com autonomia para até 4,5 mil fixações e vem com uma célula de carga com capacidade para 1.000 disparos.

 

 

Tubulação pré-montada
Os kits hidráulicos para chuveiros são sistemas totalmente selados e prontos para o uso, que se apresentam como uma alternativa prática e de instalação rápida. O lançamento da Hydro Z Unikap é o Kit Flex, que combina tubos e conexões de PP-R com conexões diretas para PE-X, dispensando alguns componentes presentes nos kits convencionais – dessa forma, o número de conexões dentro do banheiro fica ainda mais reduzido, assim como o risco de vazamentos.

 

 

 

 

 

 

 

Por Carine Savietto

Veja também: