Nas instalações hidráulicas, existe o produto ideal para cada tipo de projeto

No Brasil, ainda é comum ver uma obra ser executada sem projeto hidráulico. “Em São Paulo, podemos dizer que todos os prédios têm projetos, mas não é a realidade na maioria dos estados no país”, afirma o engenheiro Ricardo Giardini, engenheiro civil e executivo de Produtos da Mexichem. “Em obras menores, por exemplo, ninguém faz projeto”, diz o engenheiro.

Como a existência do projeto hidráulico é justamente o primeiro passo para evitar patologias futuras, é necessário desenvolver essa consciência. Já quem contrata uma empresa de instalação hidráulica precisa avaliar os pré-requisitos de três grupos de profissionais: os projetistas, os fornecedores do material e a mão de obra que vai executar o serviço. “O projetista tem de ter o conhecimento de especificação, saber o que a indústria está disponibilizando no caso daquele determinado projeto”, orienta Renato Genioli Junior, coordenador do Grupo de Trabalho de Sistemas Prediais do Sinduscon-SP e conselheiro da Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

As indústrias que fornecem os materiais precisam atuar em conjunto tanto com os projetistas quanto com os instaladores. “Quando uma construtora entrega um imóvel, ela orienta o usuário de como utilizá-lo. É justamente isso que a gente acha importante que a indústria faça, mas não com a construtora. Tem de ser com o instalador que ela contrata”, afirma Genioli Junior.

 CHECKLIST 

PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA DE UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA, VEJA O QUE OBSERVAR AO CONTRATAR

O FORNECEDOR DO MATERIAL
Ele deve manter os projetistas bem informados sobre as novas tecnologias disponíveis e participar ativamente da qualificação da mão de obra da equipe de instaladores.

O PROJETISTA
Obviamente, existem as particularidades de quem contrata. Nesse caso, se o cliente preferir um tipo de material específico, o projetista terá de definir a escolha dentro dessa particularidade da empresa contratante, mas sempre com conhecimento para argumentar e poder dizer ao construtor “olha, esse aqui é mais conveniente por causa disso e daquilo”.

A MÃO DE OBRA
Pergunte à empresa que está sendo contratada se ela oferece treinamento. Lembre-se que as equipes bem treinadas detêm o conhecimento dos produtos e das técnicas de instalação. Além disso, sabem respeitar à risca o projeto hidráulico e nunca tomam decisões deliberadas sem consultar previamente os engenheiros projetistas.

Por Gustavo Curcio e Lindice-Bá

Veja também: