Sistema de engate rápido possibilita a montagem de tubulação hidráulica sob pressão sem a necessidade de adesivos

Esqueça a lixa e o adesivo plástico. Embora a tecnologia de engate rápido sob pressão exista desde 1979, ainda é pouco utilizada no dia a dia das construtoras no Brasil. Mais acessível e disponível em versões para edifícios e redes de infraestrutura, baseia-se num sistema de anéis de vedação pré-lubrificados na fabricação, nas versões plásticas. Em obras de infraestrutura, o material dos tubos e conexões é o ferro fundido maleável, com revestimento galvanizado e pintura KTL. Os anéis de vedação, nesse caso, são de borracha nitrílica amarela.

Para a montagem das conexões nas instalações prediais, é necessário apenas o uso de uma chave plástica, empregada também na desmontagem – quando há manutenção – do sistema. “A facilidade durante a montagem traz ganhos nos prazos da obra e garante uma instalação mais segura”, explica Ricardo Giardini, engenheiro civil e executivo de Produtos da Mexichem.

No caso das obras de infraestrutura, o sistema de ferro galvanizado dispõe de conexões igualmente práticas em termos de montagem, usadas, por exemplo, na montagem de cavaletes. “Com alta resistência mecânica, o sistema não quebra nem sofre fissuras”, garante Luis Fernando Baldassa, engenheiro de Aplicação da Tupy. Veja ao lado como funciona o sistema de conexão e acomplamento de tubos.

Por Gustavo Curcio e Lidice-Bá

Veja também: