CBIC vai lançar cartilha sobre os impactos dos custos trabalhistas no setor da construção civil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) vai lançar no dia 17 de maio, durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), a cartilha Encargos Previdenciários e Trabalhistas no Setor da Construção Civil, primeiro estudo desenvolvido pela entidade sobre o tema, após a reforma da legislação trabalhista.

Segundo o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes, a publicação ajuda a identificar de forma mais apurada o custo do trabalho na construção civil. “A ideia é que as construtoras e entidades associadas à CBIC tenham uma orientação de critérios nacionalmente unificados para apurar quanto custa o seu trabalhador em relação também aos custos indiretos, não apenas aos previdenciários e trabalhistas”, destaca.

O impacto dos custos será medido por meio de uma metodologia que tem como diferencial a possibilidade de ser customizada para as construtoras. “É uma ferramenta para a tomada de decisão, que apropria, de maneira consistente, os custos trabalhistas da construção civil”, destaca o coordenador do Banco de Dados da CBIC, Daniel Furletti.

O lançamento da cartilha Encargos Previdenciários e Trabalhistas no Setor da Construção Civil, acontecerá durante o painel do Banco de Dados da CBIC no Enic, que tratará do tema Encargos Previdenciários e Trabalhistas na Construção Civil – Metodologia de Cálculo, das 16h00 às 18h00, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Para mais informações e inscrições sobre o 90º Enic, clique aqui.

Por Gabriel Gameiro

Veja também: