Editorial: retrofit do mercado

Marília Muylaert

Muito comuns no Velho Mundo, os projetos de readequação de edifícios em centros urbanos consolida-dos são uma realidade em grandes capitais europeias. No Brasil o excesso de terra a preços baixos retardou a consciência do setor para a recuperação de construções icônicas, muitas vezes locali-zadas em espaços de infraestrutura abundante e preços baixos devido à vacância. Mas o mercado está voltando os olhos para o retrofit de importantes construções, como é o caso de três torres icônicas na capital paulista: o Edifício Altino Arantes (O Banespão), o antigo Hotel Othon, e a antiga sede da Mesbla, loja de departamentos. Os três edifícios compartilham características semelhantes: ficam no centro de São Paulo, estavam vazios há anos e ganharam um novo uso. A oportunidade de negócio neste nicho pouco explorado por aqui é tamanha que a Caixa disponibiliza linha de crédito específica, a condições atraentes, para quem quiser investir.

“Esta edição traz uma entrevista exclusiva com Fabio Villas Boas, engenheiro responsável pelo grupo que coordenou a criação da Norma de Desempenho, em vigor há cinco anos, e que se prepara para a primeira revisão. O executivo da Tecnisa faz um balanço dos resultados da aplicação dos critérios e a melhora da qualidade na construção civil residencial brasileira.”

Saindo dos limites paulistas, o mercado mineiro aponta para franca recuperação, com índices positivos e ânimo entre investi-dores. É o que mostra o relatório exposto na seção Raio X, com dados recentes do Sinduscon-MG.

Esta edição traz uma entrevista esclusiva com Fabio Villas Boas, engenheiro responsável pelo grupo que coordenou a cria-ção da Norma de Desempenho, em vigor há cinco anos, e que se prepara para a primeira revisão. O executivo da Tecnisa faz um balanço dos resultados da aplicação dos critérios e a melhora da qualidade na construção civil residencial brasileira.

Para completar o mix deste número, reunimos as novidades da Feicon Batimat 2018, principal feira do setor no país, com alguns dos principais produtos lançados durante o evento.

Boa leitura!

Veja também: